fbpx

https://www.gildchat.com rolex replica rolex replica minereplica.com https://www.missreplica.com/ rolex replica uhrenreplik.com Replica Rolex replicas de relogios replikklockor.com

MOODBOARD: Entenda o que é e conheça as vantagens de fazer um

Projetar e decorar um ambiente não é fácil, ainda mais quando bate a indecisão sobre qual estilo ou conceito seguir. Muitas pessoas acabam tendo dúvidas como “e se os elementos não se harmonizarem no final?” ou “e se o ambiente não combinar comigo?”. Se você já teve essas dúvidas, ou está encarando-as agora, nós temos uma dica de ouro: faça um Moodboard!

Essa metodologia é adotada por profissionais de diversas áreas do conhecimento, como: moda, design gráfico, arquitetura, design de interiores, entre outros. Mas, nem por isso, pense que essa técnica não é pra você, que está compondo um ambiente por conta própria e não atua em uma das áreas mencionadas. Pelo contrário, o Moodboard vai te ajudar e MUITO a definir os detalhes do seu projeto.

Mas antes de evidenciar qualquer benefício que um Moodboard pode oferecer, precisamos entender o que exatamente é um, certo? Podemos começar pela definição do termo:

mood”, no inglês, significa “humor”, “clima”, “estado de espírito”;

board”, também no inglês, significa “quadro”, “as informações”

Em outras palavras, o Moodboard é um painel/quadro que traduz o “clima” que determinado projeto terá. No Brasil, muitas pessoas utilizam os termos “prancha de temperamento”, “painel semântico” ou “prancha criativa” para se referir a ferramenta.

Então, em resumo, estamos falando de um painel de referências visuais que tem como objetivo ilustrar suas ideias e preferências. Dá uma olhadinha nesse exemplo aqui:

Como é possível notar na imagem, o Moodboard geralmente contém uma paleta de cores já pré-definida e alguns tipos de materiais, estampas, formas, texturas e até plantas e mobiliários. É possível realizar mudanças e substituições até alcançar o equilíbrio desejado na composição.

O seu quadro pode ser feito com base em ilustrações, montagens, recortes de imagens ou elementos de decoração e, também, por meio de um conjunto de objetos físicos, como mostram as imagens abaixo:

Agora que você já sabe o que é um Moodboard, vamos conferir algumas vantagens de criar um antes de começar seu próximo projeto, mesmo que seja apenas uma repaginada na decoração. Vamos lá?

Traduzir a Personalidade e Harmonizar o Ambiente

Na hora de compor nosso lar, sempre buscamos dar a “nossa cara” ao projeto. Mas essa tarefa pode ser um pouco complicada, pois muitas vezes nós nos identificamos com diversos estilos e elementos e, ao mesmo tempo, podemos ser influenciados e inspirados por outros projetos com personalidades diferentes das nossas.

Nestes casos, o Moodboard ajudará na identificação das suas preferências e da identidade do ambiente, além de garantir maior assertividade na harmonização dos elementos utilizados, desde as cores até os tipos de texturas.

Definir a direção e o foco do projeto

Um Moodboard também ajuda a organizar todas as ideias e torna mais fácil o processo de eliminação daquelas que não estão de acordo com o conceito escolhido.

Isso garante mais segurança na definição dos detalhes, das cores e das compras que serão realizadas, ajudando a evitar as famosas compras por impulso. Ou seja, sempre leve uma foto do seu Moodboard na hora das compras!

Idealizar sensações

As sensações provocadas por um ambiente são sempre singulares. Cada lar tem uma história diferente e é isso que torna a decoração de um lugar algo tão importante e especial. Por isso, outra grande vantagem de utilizar um Moodboard é conseguir idealizar as sensações que serão transmitidas pelo projeto quando finalizado, permitindo que você tenha uma “pré-visualização” do conceito total.

Quer se inspirar? Dá mais uma olhadinha nesses outros exemplos de Moodboard que separamos pra você:

Dá até vontade de fazer um moodboard depois dessas inspirações, né? Venha visitar nossa loja na Av. Dr. Gastão Vidigal, 22, Zona 08, Maringá – PR para se inspirar ainda mais com nossos produtos! 

Nossas redes sociais:

Instagram

Facebook

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments