Há mais de 10 anos, o Qatar está investindo em um alto padrão de qualidade para receber a Copa do Mundo. E o resultado impressiona pela excelência dos detalhes. Confira algumas curiosidades dos imponentes estádios que sediaram os jogos da edição 2022:
Estádio Al Bayt – um retrato imponente da tradição projetado por Albert Speer + Partner e Dar Al-Handasah
Este projeto foi idealizado para homenagear a civilização regional e seu passado através de um design funcional e contemporâneo. O estádio recém construído fica em Al Khor, cidade culturalmente conhecida pela pesca de pérolas, e foi o escolhido para sediar a primeira partida da competição.
Seu visual marcante não deixa dúvidas: são tendas. Mais especificamente, as assimétricas bayt al sha’ar, usadas como moradia pelos nômades beduínos desde tempos muito antigos. As linhas horizontais remetem aos símbolos usados como identificação de tribos e dentro da estrutura a predominância da tonalidade vermelha destaca a vivacidade de seu povo.
Capacidade de público: 60 mil lugares
Estádio Al Janoub – o design futurista dos veleiros criado por Zaha Hadid Architects + AECOM
Localizado na cidade de Al Wakrah, foi desenvolvido pela renomada arquiteta Zaha Hadid e finalizado pelo seu escritório após a sua morte em 2016. Além de ser reconhecida como a ‘rainha das curvas’, Hadid ainda foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pritzker. A sua essência criativa foi harmoniosamente representada pela fluidez visual da estrutura, inspirada nas velas dos tradicionais barcos dhow, usados por pescadores de pérolas.
Capacidade de público: 40 mil lugares
Estádio Al Thumama – a sustentabilidade cultural de Ibrahim Jaidah Architects & Engineers
Com a assinatura do arquiteto que é referência mundial em construções ecológicas Ibrahim Jaidah, este estádio fica 12km ao sul da capital Doha e foi desenvolvido para economizar cerca de 40% a mais de água do que um convencional através de um sistema de reciclagem para irrigar a vasta área verde no entorno da estrutura. O design da fachada foi inspirado no tecido de uma touca Gahfiya, usada por homens muçulmanos, para consagrar a tradição cultural.
Capacidade de público: 40 mil lugares
Estádio Education City – uma jóia rara criada por Fenwick Iribarren Architects
O também conhecido como ‘diamante do deserto’ foi construído em Doha, próximo às universidades e centros de pesquisa que são referência de modernidade do país. Enquanto sua infraestrutura interna foi planejada com foco na acessibilidade dos visitantes, o estilo geométrico diamantado da fachada remete aos arabescos tradicionais que parecem mudar de cor ao longo do dia pela incidência solar.
Capacidade de público: 40 mil lugares
Estádio Lusail – o exuberante palco da final elaborado por Foster + Partners e Populous
O maior de todos os estádios está localizado na cidade de Lusail e conta com a assinatura do escritório do prestigiado e ousado arquiteto Norman Foster. Enquanto o design da fachada foi inspirado nas tigelas artesanais utilizadas em todo o mundo árabe, a iluminação high-tech cria um jogo de luz e sombra que faz alusão às lanternas fanar, típicas da região.
Capacidade de público: 88.966 lugares
Estádio Internacional Khalifa – o veterano da competição foi desenvolvido por Aspire Zone Foundation
Com arcos que simbolizam o ‘abraço dos torcedores’, esta notável arena é um clássico do país que existe desde 1976 e já sediou diversos eventos esportivos e culturais ao longo dos seus 46 anos na capital Doha. Algumas melhorias como o aumento da capacidade de público, a proteção contra o sol na arquibancada e a climatização dos ambientes foram implantadas recentemente para receber os torcedores com muito mais conforto.
Capacidade de público: 40 mil lugares
Estádio 974 – visual arrojado e sustentável da Fenwick Iribarren Architects
Sua estrutura de aço modular surpreende pela logística inovadora do projeto, pois o estádio inteiro pode ser desmontado e reconstruído em outros locais para sediar novos eventos. Os 974 contêineres recicláveis simbolizam a potência do comércio internacional e marítimo de Doha. Esse número também é o código internacional de discagem telefônica do Qatar.
Capacidade de público: 40 mil lugares
Estádio Ahmad bin Ali – um reflexo dos diferentes aspectos culturais do país reconstruído por BDP Pattern, Ramboll e AECOM
A casa dos Al Rayyan Lions, tradicional time de futebol do Qatar, foi demolida e aproximadamente 90% dos seus escombros foram reutilizados na reconstrução de um novo estádio no mesmo local, na beira do deserto de Ar-Rayyan, uma das cidades mais históricas do país. Os padrões geométricos da fachada evidenciam os símbolos da cultura catari, como a beleza das dunas do deserto, a natureza e o comércio local e internacional.
Capacidade de público: 45 mil lugares
Ao final da competição, a maioria dos estádios serão parcialmente ou totalmente desmontados e a estrutura retirada será doada para atender aos mais diversos segmentos esportivos e culturais por todo o mundo.
Tanto para construir quanto reformar, o país investiu em alta tecnologia e também em atitudes sustentáveis para projetar estruturas incríveis e proporcionar experiências inesquecíveis, fazendo desta edição da Copa do Mundo um verdadeiro exemplo de como a arquitetura e urbanismo são capazes de impactar positiva e ativamente no cenário esportivo mundial.